domingo, 6 de setembro de 2009

Como DesFazer

Passear por livrarias e bancas de revistas para mim é sempre um prazer. Perco horas lendo a orelha dos livros e procurando revistas com assuntos interessantes.
O que me fez notar um fato curioso onde me vi mergulhado sem notar: a proliferação do "Como fazer...". De repente livros e revistas decidiram que podem ensinar a maneira correta de fazer qualquer coisa, é só procurar na publicação certa. Os "manuais" ensinam desde maneiras de como ganhar um corpo perfeito, passando por como adotar o visual descolado do momento, até dicas infaliveis de finanças e comportamento empresarial. Isso tudo cria a sensação de que realmente existe um modo correto de como agir em cada situação da vida, de que se algo deu errado é porque você não agiu da maneira certa e que se procurar você vai descobrir como agir nesta - leia-se qualquer uma - situação. O que é balela.
Viver é interação continua, onde cada um enxerga o mundo ao redor de uma maneira diferente. Viver é correr riscos em busca de algo que valha a pena lutar para alcançar e dizer "sim, eu quero" quando todos riem; é fechar os olhos para o exterior e enxergar o mundo interior e deixá-lo guiar.
Não tenho mais paciência para guias do tipo "Como fazer..." pois só servem para nos comparar com padrões de sucesso ultrapassados. Cansei.

Nenhum comentário: