sábado, 7 de novembro de 2015

no vermelho

Após olhar o saldo na conta corrente me deparei com um imenso saldo negativo. Tão negativo que não dava para economizar em um mês o suficiente para sair do buraco em que eu tinha me metido.
Na verdade eu teria que ficar um mês sem gastar nada para empatar o saldo no zero a zero.
Imagine o desespero: nenhuma reserva financeira e nenhum gasto inesperado ou urgente que justificasse esse saldo. Somente o resultado de gastar como se não houvesse amanhã.
Ouvi alguns conselhos: planilhe seus gastos, guarde as notas fiscais e lance em um controle, além de testar uma dezena de sites e aplicativos. Nenhum se encaixava.
Finanças pessoais sempre me pareceu algo simples e fácil. O que de fato é. O problema se dá quando entra a emoção: "depois de um dia estressante eu mereço " ou "trabalho tanto que tenho o direito de me presentear" entre outras desculpas pra justificar meus gastos.
Cada um tem uma percepção e necessidade e existem muitas opções para ajudar, entre sites, aplicativos e até mesmo uma simples planilha de Excel. Eu levei quase trinta anos pra me entender e encontrar um controle pessoal que se adequasse a minha falta de disciplina. O site e o aplicativo "minhas economias" tem sido muito útil. Mas o importante não é o meio de controle; no meu caso, foi encontrar algo que se adequasse ao meu estilo de vida.
O resultado tem sido razoável: saí do negativo. Ainda não tenho reservas e já antecipei o décimo terceiro. Porém é ainda é "menos pior" que os juros do cheque especial.

Nenhum comentário: