domingo, 9 de agosto de 2009

Inversão de necessidades


Um breve passeio por qualquer shopping center já o suficiente para constatar um fato curioso: Lojas de departamento e grifes começam a utilizar a mesma faixa de preços em suas roupas.
Vestir-se em grifes famosas, jantar em lugares frequentados pela elite e badalar em clubs caríssimos já não é privilégio de pessoas de alto poder aquisitivo. Olhe ao redor e note: quantos jovens hoje em dia usam tênis da Oakley? Bermudas Billabong, ou t-shirts Colcci?
E não, eu não estou aqui falando sobre a pirataria, mas sobre o fato de que pessoas de menor poder aquisitivo estão, também, optando por gastar um pouco mais com qualidade e status.
Porém, o que veio primeiro, o aumento de preço das lojas de departamentos, ou a queda de preço de grifes como TNG? Facilidade na hora de pagar também é outro fator que movimenta este mercado além de sua segmentação.
O fato mais relevante de toda essa movimentação é o seguinte: consumidores optam por marcas de luxo porque são exclusivas e demonstram seu poder aquisitivo. A partir do momento em que a grande massa tem acesso a estes produtos, eles ficam descaracterizados. Ser consumidor de grifes não será mais luxo ou diferencial.
Entramos em uma era onde a hierarquia de necessidades de Maslow caminha para o mesmo destino do atual mercado fonográfico.

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