domingo, 23 de janeiro de 2011

o equilíbrio



Na semana passada li uma frase, acredito que seja da modelo Gisele Bundchen, onde dizia que: "Eu posso fazer tudo o que eu quiser, desde que eu faça uma coisa de cada vez." Simples e direta.

É interessante a gestão do tempo e das atividades, onde tentamos colocar cada vez mais compromissos num intervalo de tempo cada vez menor, e depois, só Deus sabe no que isso vai dar. Foi por isso que eu achei interessante essa simples frase de Gisele: "posso fazer tudo o que eu quiser...". É claro que podemos nos dedicar ao que quisermos, ao trabalho, à saúde, aos estudos, a família, mas só conseguimos fazer isso "...uma coisa de cada vez". Nesse momento entra o auto-conhecimento: qual a carga que eu aguento de atividades? Se eu encarar trabalho com horas extras e estudos de segunda a sexta-feira, vou dar conta? Essa sensação de até onde eu posso ir é o que limita nossas escolhas.

Há pouco tempo atrás passei pela experiência de assumir mais compromissos do que eu podia, e o maior prejudicado fui eu. O mais importantes de erros como este é olharmos pra frente com a consciência de que este erro não será repetido. Cada um tem seu ritmo, e é importante respeitar isso: seu amigo consegue dormir 5 horas por noite de segunda a segunda e ter o mesmo rendimento, mas você precisa dormir 9 horas, então isso deve ser respeitado em prol do seu bem estar, e maior rendimento.

Ter a consciência de que existe um mundo de oportunidades que você pode escolher e se dedicar é essencial, mas é importante se conhecer para se dedicar a cada uma delas no seu tempo. Sem preconceitos contra si próprio e respeitando cada um seu limite. Afinal, o equilíbrio é uma busca constante e diária.

Nenhum comentário: