quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Redes Sociais


Um dos assuntos que eu menos tenho falado no blog é sobre marketing. Talvez porquê eu tenho visto poucas coisas interessantes sobre o assunto. Falta aquele sensação de empolgação, de "eureca" sabe? Talvez seja apenas eu.

Um dos assuntos que mais tem me fascinado no momento é o poder das redes sociais. Acho incrível o poder de influência que temos hoje uns sobre outros. O nível de exposição a que nos submetemos também é incrível. Hoje não ter Orkut é como não ter telefone: quando você ouve alguém dizer que não tem, se espanta.

Porém ainda falta aquela grande idéia em como aliar essa conexão à comunicação com consumidores. São poucas as empresas que conseguem criar uma forma realmente interessante de conversar e pesquisar seu público alvo.

No Twitter achei muito interessante a iniciativa da Mondo Entretenimento, que parece realmente ter entendido essa ferramenta. A empresa conversa com seus "seguidores" pedindo dicas de artistas para shows, realizando promoções e, principalmente, dando informações. Outro perfil interessante no Twitter é da filha do Sílvio Santos, Daniela Beiruti. Neste, talvez por uma certa ingenuidade, os posts soam como um bate-papo, e as conversas rumam para um caminho de um despojado levantamento de informações e estreitamento de laços com o público.
Na minha opinião - opinião de quem teve a experiência de trabalhar com divulgação por meio das redes digitais -, o que atrai realmente é a inovação e ausência da formalidade na mensagem, onde o comum é ter cada palavra devidamente analisada para causar o impacto esperado pelo comunicador. Isso funciona nos meios tradicionais, repetir isso em redes sociais é imperdoável.

Um comentário:

Danny Vieiraa disse...

Ah muleque... isso tinha mesmo que vir de você... rs bjs