E depois de um longo tempo, meu último post é do mês de maio, estou de volta ao blog. E esta foi uma ausência necessária: novos desafios na cerreira, estudo e atividade física consomem muito tempo, e talvez uma preguiça criativa tenha tomado conta da minha mente.
Mas, essa coisa "coisa" comunicativa / criativa sempre volta.
E nesse meio tempo, o que tem me chamado atenção?!
Adorável Psicose
Este incrível blog - que virou série com o mesmo nome no Multishow -, tem uma visão ácida, atual, engraçada e muito despojada da vida e dos relacionamentos. O seriado segue pelo mesmo caminho, apresentando cenas hilárias com a Natalia Klein, que divide suas psicoses com Frida, a terapeuta, e todos nós. Vale muito a pena..
Unplanned
Blog / Site essencial para quem se interessa ou é da área de comunicação. Dicas, entrevistas e um overview necessário deste mercado tão sedento por novidades.
POB Sorocaba
Para quem é do interior de São Pailo é que saber mais sobre o mercado da região, este é o blog certeiro.
CultMaster
Cursos, workshops, palestras: tudo na região de Sorocaba.
Enjoy it!
domingo, 4 de setembro de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
in memorian

Hoje o Brasil, e o mundo, passam por uma nova espécie de movimentação pública, onde o digital consegue alcançar e mobilizar mais pessoas do que qualquer outra movimentação. A geração passada, que teve os caras pintadas que fizeram muito pela conquista e manutenção da democracia, bradam que falta da geração Y essa mobilização, esse sentimento de sair as ruas e lutar por seus direitos e conquistas.
Mas o momento é outro, e a mobilização se dá de outra forma. Nos dias atuais a revolução se dá no quarto dos jovens. E não há como desqualificar essa movimentação, ou minimizar seu impacto na sociedade e na mídia. Antes a mídia fabricava seus mitos; hoje os mitos são criados por si só, e propagados pelas ferramentas de mídia social. E esta movimentação têm sido tão importante, que a Forbes leva em conta o poder "social" de artistas e personalidades na elaboração de seus rankings. A Billboard, parada mundial de musicas, incluiu também em seus rankings o poder "social" destes artistas.
Mas, historicamente, não devemos e nem podemos tratar como irrelevante tudo que as gerações que nos precedeu fez. É nossa história, e somos produto disso. O que o Senado faz neste momento, retirando as imagens que retratam o impeachment de Fernando Collor do "Tunel do Tempo" - espécie de mostra dos momentos históricos do país -, é no mínimo uma falta de respeito. E, com a argumentação do Ilustríssimo Sarney: "Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agira, eu acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente e não devia ter acontecido na história do Brasil. Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que construíram as histórias e não os que de certo modo não deviam ter acontecido".
Ainda bem, temos os livros de história.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
alanis, a cultura pop e eu
Boas roupas, um ótimo cargo, grana, a balada e as músicas da moda. O perfume é aquele que alguém interessante disse que era ótimo e lhe pareceu uma boa opção, mesmo que hoje aquele alguém não pareça mais tão interessante. Mas o interessante mesmo têm sido encontrar novas pessoas, que agem exatamente do mesmo modo com que a aquela pessoa que já nem é mais interessante age, e isso só faz sentido no final das contas.
E, às vezes, como num piscar de olhos, bate aquela sensação de que tudo faz sentido, e o que não faz sentido é varrido para debaixo do tapete, e o que incomodava é esquecido. O mundo parece mais leve, a vulnerabilidade deixa
de ser um traço de fraqueza, para assumir o que é uma escolha de coragem.
É essa vulnerabilidade que me intriga e envolve até hoje em uma das artistas com algumas das mais fortes e sinceras composições do universo pop... se for para expressar em palavras, música e melodia, segue a trilha sonora de um momento em particular:
"One day I'll find relief
I'll be arrived
And I'll be a friend to my friends who know how to be friends
One day I'll be at peace
I'll be enlightned
And I'll be married with chikdren and maybe adopt
One day I'll be healed
I will gather my wounds forge the end of tragic comedy
I have been running so sweaty my whole life urgent for a finish line
I have been missing the rapture this whole time, of being foreve incomplete..."
domingo, 27 de março de 2011
desvendando os segredos da linguagem corporal
Apesar de, academicamente, nosso foco é a comunicação verbal, o que os receptores da comunicação mais absorvem está relacionado a linguagem corporal. Menos de 30% do que é dito é absorvido, e a adoção de uma postura que esteja de acordo com a mensagem que deseja passar torna a comunicação realmente eficaz.
Esse é um dos pontos mais valiosos do livro "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal" de Alan e Barbara Pease. A liguagem utilizada pelos autores é simples e objetiva, e recheado de experiências cientificas. Porém, faltam mais imagens para ilustrar mais a comunicação corporal, mas isso não torna o livro menos interessante.
O capitulo que trata sobre os apertos de mão é um dos mais interessantes e ricos em informação. É um livro para todos os profissionais que precisam se comunicar, seja com seu chefe, em apresentações ou mesmo com companheiros de trabalho.
Vale a leitura.
domingo, 6 de fevereiro de 2011
networking
O assunto networking é sempre pauta quando se fala sobre negócios, recolocação e influência. Revistas sempre falam sobre o assunto, mas eu tratava isso sem importância alguma.
Porém, numa conversa informal, me peguei discutindo algumas oportunidades e ligando essas a pessoas que eu conheço e sua atual ocupação no mercado de trabalho. De maneira natural, pessoas que eu mantenho contato se alinharam a diversos pontos profissionais e oportunidades de desenvolvimento.
Outro fato interessante vem de conversa com pessoas que já alcançaram um patamar interessante na carreira, e notar como o networking influênciou sua chegada até lá e das pessoas ao seu redor. Mas o interessante no networking é quando ele acontece naturalmente e de forma inteligente, porque do contrário, pode se tornar algo forçado e constrangedor.
Em suma, networking é uma ótima e necessária ferramenta. E deve ser usada com moderação.
domingo, 23 de janeiro de 2011
o equilíbrio

Na semana passada li uma frase, acredito que seja da modelo Gisele Bundchen, onde dizia que: "Eu posso fazer tudo o que eu quiser, desde que eu faça uma coisa de cada vez." Simples e direta.
É interessante a gestão do tempo e das atividades, onde tentamos colocar cada vez mais compromissos num intervalo de tempo cada vez menor, e depois, só Deus sabe no que isso vai dar. Foi por isso que eu achei interessante essa simples frase de Gisele: "posso fazer tudo o que eu quiser...". É claro que podemos nos dedicar ao que quisermos, ao trabalho, à saúde, aos estudos, a família, mas só conseguimos fazer isso "...uma coisa de cada vez". Nesse momento entra o auto-conhecimento: qual a carga que eu aguento de atividades? Se eu encarar trabalho com horas extras e estudos de segunda a sexta-feira, vou dar conta? Essa sensação de até onde eu posso ir é o que limita nossas escolhas.
Há pouco tempo atrás passei pela experiência de assumir mais compromissos do que eu podia, e o maior prejudicado fui eu. O mais importantes de erros como este é olharmos pra frente com a consciência de que este erro não será repetido. Cada um tem seu ritmo, e é importante respeitar isso: seu amigo consegue dormir 5 horas por noite de segunda a segunda e ter o mesmo rendimento, mas você precisa dormir 9 horas, então isso deve ser respeitado em prol do seu bem estar, e maior rendimento.
Ter a consciência de que existe um mundo de oportunidades que você pode escolher e se dedicar é essencial, mas é importante se conhecer para se dedicar a cada uma delas no seu tempo. Sem preconceitos contra si próprio e respeitando cada um seu limite. Afinal, o equilíbrio é uma busca constante e diária.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Amy, a marketeira

A talentosa e polêmica Amy Winehouse está no Brasil realizando a turnê do já antigo álbum "Back to Black", e o que não faltam são notícias. A cantora xingou um fã que gritava na porta do hotel, esqueceu a letra de suas músicas, deixou a banda tocando e sumiu por alguns minutos do palco e caiu em uma das apresentações.
Um vexame para uma cantora, ou a manutenção da já criada aura de incosequente genialidade que envolve este mito? O que seria de Amy sem os excessos, apenas com seu talento?
Para o posto de garota moderna que faz releitura do jazz temos Duffy, a bem comportada garota que não atraí tanta atenção da mídia e nem a vendagem da polêmica Amy. Existe o problema com bebida, as drogas e comportamento incosequente de Winehouse. Mas existe também, por parte do próprio grupo responsável pela carreira da cantora, um interesse em manter essa imagem. Suas canções falam sobre pileques e drogas, em seus videoclipes ela aparece bebendo, o que também acontece no registro da turnê gravado em Londres.
Sem a subversão que acompanha a imagem de Amy, ela não seria o mito que é hoje. Mandar Amy para reabilitação é como tirar de Madonna as polêmicas, de Lady GaGa a extravagância e o tolo messianismo de Bono (U2); sem isso eles perdem a graça.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
logomarca

Teste de uma logomarca para uma marca de refrigerantes fantasma. O conceito é trabalhar com as cores do guaraná - preto, verde e vermelho -, trazendo leveza a imagem com letras mais irreverentes e soltas no espaço. A folha utiliza um acabamento similar a Web 2.0, e busca o destaque em relação ao preto. Finalizando, a versão light complementa, com letra corrida, em vermelho.
Assinar:
Postagens (Atom)